sábado, 20 de setembro de 2008

DIA DA ÁRVORE

No dia 21 de setembro é comemorado o Dia da Árvore.
Essa data foi criada por John Stirling Morton um lenhador que queria estimular a sociedade a preservar as plantações de árvores.


A sociedade depende das árvores para viver, por isso que John queria preservar isso, pois a devastação iria causar grandes danos ao mundo, ou seja, tanto a vida dos seres humanos, quanto dos animais ficariam ameaçadas.
O dia da árvore é comemorado na chegada da primavera, pois é nesta estação que as plantas se recuperam dos dias frios do inverno.
Fonte:http://www.colegioweb.com.br

SUBSTANTIVO

Substantivo é tudo o que nomeia as coisas em geral, é tudo o que pode ser visto pego ou sentido.

Exemplo:

O cachorro tomou banho.

Cachorro é um substantivo.

Classificação dos substantivos

Substantivos comuns e próprios

Um substantivo é comum quando ele dá nome a uma categoria de seres ou objetos.

Exemplo: macaco, boca, mesa, computador, bolsa, boneca, etc.

Os substantivos próprios começam com a primeira letra maiúscula, e sempre se referem ao nome de pessoas, países, cidades, etc. O nome próprio se refere aos seres ou a coisas em particular.

Exemplo: Sara, Belo Horizonte, Brasil, etc.

ATIVIDADES

1) Coloque P nos substantivos próprios e C nos substantivos comuns.

a) macarrão=___

b) Canadá=___

c) Alemanha=___

d) Samanta=___

e) teclado=___

f) carro=___

g) relógio=___

h) Santa Catarina=___

i) Maria=___

j) sorvete=___

k) girassol=___

l) Holanda=___

PROJETO MINHA TERRA/2008

A turma 42 está participando do projeto Minha Terra,que é uma parceria da Secretaria de Educação do Rio G.do Sul com o Portal Educa Rede. A seguir, está o projeto da turma. Os responsáveis são os professores Edgar Bueno Silveira e Yeda Payeras Bender Remus.


Projeto Minha Terra
Enfoque: Cultura


Justificativa:
O Projeto Minha Terra para nós, da Escola Estadual Ione Campos dos Santos é uma inovação. Contudo, valoriza a cultura local e regional. Atualmente, muito se valoriza o global, mas muitas vezes deixamos de lado o local. Os alunos cantam músicas em inglês, usam bonés e roupas com expressões nessa língua sem, na maioria das vezes, sequer fazer idéia do que está ali escrito. As nossas danças, expressões e tradições que compõem a cultura local por diversas vezes não é contemplada pela escola. Por tanto, justifica-se o presente projeto a necessidade de conhecermos e valorizarmos a cultura local e regional.

Objetivos:
* Conhecer a História do município onde vivemos;
*Identificar a influência religiosa na formação do município;
*Identificar aspectos relacionados com a cultura gaúcha;
*Reconhecer os trajes típicos, culinária, danças, poesias e linguajar
característicos do Rio Grande do Sul;
*Integrar a escola com pessoas da comunidade a fim de partilhar *saberes;
*Pesquisar o que as pessoas conhecem sobre a cultura de sua terra;
*Reconhecer os Símbolos do Rio Grande do Sul;
*Valorizar o meio ambiente e a natureza;
*Utilizar as diferentes tecnologias da educação para a produção do conhecimento;
*Conhecer e valorizar a cultura local e regional.

Metodologias e Estratégias:
*Atividades em sala de aula;
*Visita ao museu municipal;
*Entrevistas;
*Pesquisas;
*Redação;
*Utilização de músicas, vídeos e imagens;
*Recebimento, na escola, de pessoas ligadas às tradições locais e regionais;
*Desenvolvimento de atividades lúdico-recreativas;
*Desenvolvimento de atividades práticas que valorizem o meio ambiente.


Conteúdos:
*Estudos Sociais: Cultura, História e Geografia do RS.
*Língua Portuguesa: poesia, música, produção de textos e interpretação.
*Matemática: “matemática do gaúcho”.
*Ciências: Meio Ambiente e Natureza, reciclagem.
*Educação Artística: vasos artesanais usando garrafas PET, desenhos, danças, atividades artísticas como apresentações com poesia e música.
*Ensino Religioso: valores.
*Educação Física: recreação utilizando brincadeiras do folclore gaúcho e regional.

Avaliação:
Será desenvolvida durante o processo, verificando-se a aprendizagem, o interesse e o envolvimento dos educandos com os temas e atividades propostos.

PARA PESQUISAR SOBRE O FOLCLORE




©2007 '' Por Elke di Barros