segunda-feira, 6 de outubro de 2008

PRODUÇÕES TEXTOS SOBRE A LENDA DE NOSSA SENHORA DA OLIVEIRA- PROJETO MINHA TERRA/2008

1º texto : Autor: Murilo Almeida Rossi
Nossa Senhora da Oliveira é uma lenda que aconteceu há muito tempo na cidade de Vacaria-RS.
Esta lenda conta que um certo dia um camponês queimou o campo e em apenas uma rodinha que não queimava, ele viu a imagem da santa padroeira: Nossa Senhora da Oliveira.
Vacaria tem vários pontos turísticos mas posso destacar a Catedral de Nossa Senhora da Oliveira como um dos mais importantes e belos pontos turísticos de nossa cidade.
Eu nasci e estou crescendo em vacaria e uma das coisas que eu mais gosto, é quando meus pais nos domingos me levam para passear na praça onde eu posso apreciar a Catedral.
A imagem sagrada da nossa padroeira ficava sempre na igrejinha feita de madeira, que era a antiga Catedral que foi feita também para abrigar a imagem da santa padroeira.
A lenda diz que a santa padroeira desaparecia da mula dos viajantes e aparecia na pedra chamada moura.
A catedral tornou-se um templo de tradição, sempre foi um lugar sagrado daqui de Vacaria.

2º texto: Autora: Ana Carolina Jesus Zucco
Certo dia, um camponês que estava colocando fogo em um campo avistou uma pedra com uma santa.
Ao redor daquela pedra não pegou fogo.
O camponês José foi avisar os padres que ele tinha encontrado uma santa.
Os padres foram até lá e pegaram a santa. Eles colocaram a santa Nossa Senhora da Oliveira em uma bolsa e levaram até uma igrejinha feita de madeira. Ao chegar lá, quando eles foram tirar a santa, ela não estava mais lá.
Eles voltaram no campo e viram a santa novamente na pedra. Eles pegaram a santa de volta e levou ela até a igreja, e quando eles foram tirar ela da bolsa não estava mais lá.
Na terceira viagem, eles voltaram no campo e pegaram a santa novamente, mas durante a viagem o cavalo deu uma rodopiada e um dos padres caiu e quebrou a perna.
Antigamente era uma igrejinha de madeira. Hoje é uma igreja enorme e tem um altar com a imagem de Nossa Senhora da Oliveira.

3º texto: Autor- Gabriel Vieira Silva
Por volta de 1750 um camponês estava colocando fogo em um campo. E enquanto isso estranhou que não estava pegando fogo em uma parte.
O camponês foi verificar o que estava acontecendo, e viu em cima de uma pedra uma santa. Essa santa foi levada à um município perto.Foi levada como os tropeiros levavam as comidas.Perto da cidade o tropeiro ficou doente e tiveram que voltar para Vacaria.
Quando estavam voltando a santa desapareceu e a viram em cima da pedra novamente. Eles perceberam que a santa queria ficar em vacaria.

Nenhum comentário:

©2007 '' Por Elke di Barros